Fernando Augusto Fernandes é advogado criminalista com atuação decisiva em alguns dos casos de maior repercussão no Brasil, envolvendo as grandes operação policiais que marcaram os últimos anos. É responsável por uma série de leading cases no âmbito dos Supremo Tribunal Federal e Superior Tribunal de Justiça, sempre pela garantia do direito de defesa.
Está habituado a cenários que exigem diagnóstico e decisões rápidas, para proteger a liberdade de locomoção e o patrimônio das pessoas físicas, seu patrimônio e o funcionamento normal das empresas envolvidas.
É doutor em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (2011) e mestre em Criminologia e Direito Penal pela Universidade Cândido Mendes (2003). Possui MBA em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro (FGV-RJ) e formação em Governança Corporativa pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), onde realizou curso para Conselheiros de Administração.
- Autor das obras jurídicas “Voz Humana” (2004) e “Poder e Saber: Campo jurídico e ideologia” (2012).
- Eleito em 2015, 2016 e 2019 um dos advogados mais admirados na área criminal pela publicação especializada Análise Advocacia 500.
- Dirigiu o Grupo Brasileiro da Associação Internacional de Direito Penal no período 2005 a 2009.
- Foi conselheiro da OAB-RJ de 2006 a 2009, presidente de sua Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas, e é membro da sua Comissão de Defesa do Estado Democrático de Direito desde 2019.
- Foi membro da Comissão Nacional de Defesa do Direito de Defesa da OAB Federal de 2014 a 2016.
- Foi Procurador Adjunto da Procuradoria de Prerrogativas da OAB Federal de 2019 a 2020.
- Desde 2018 é membro da Comissão Amicus Curiae da Associação Brasileira de Advogados Criminalistas (Abracrim).
- Desde 2019 é membro do Conselho Consultivo da Sociedade dos Advogados Criminalistas do Estado do Rio de Janeiro e co-coordenador da Comissão de Habeas Corpus do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCrim).